Batendo um papo...Pr. Enoque Vieira
Paz do Senhor!! Bom, gente, domingo entrevistamos o Pr. Enoque Vieira, vice-presidente das Assembleias de Deus de Goiania-GO e palestrante especial do nosso 1° Seminário. Vale a pena conferir!! Leia e COMENTEE... =D
Lorena Mendonça: Pr. Enoque, o que o senhor achou do tema escolhido pela UMADAC para a realização do nosso 1° Seminário?
Lorena Mendonça: Pr. Enoque, o que o senhor achou do tema escolhido pela UMADAC para a realização do nosso 1° Seminário?
Pr. Enoque: Eu achei que o tema foi muito inteligente, oportuno, atual e contemporâneo, e que veio expressar a real necessidade da juventude cristã nesse mundo pós-moderno, visto que, conscientemente ou não, a gente é bombardeado todos os dias por uma cultura, uma filosofia de vida que vem de fora mais ou menos nesta voga tentando pregar valores e outros valores, a quebra de princípios e preceitos que a gente pratica como crentes no Senhor Jesus então eu estou muito feliz e parabenizo a direção da UMADAC pela escolha do tema que foi muito excelente muito oportuno.
Lorena Mendonça: O que o senhor achou da quantidade de participantes no seminário?
Pr. Enoque: Eu confesso que me surpreendi, não é porque é Araguari ou porque é a Assembleia de Deus, no geral as Assembleias de Deus por cultura e prática, a gente não valoriza muito palestras. Se a gente convidasse para um “louvorzão” ou mesmo para um “congressão”, o povo viria mas sinceramente me surpreendeu a quantidade. O pastor estava dizendo que foram 351 inscritos, fora aqueles que vieram sem fazer a inscrição. Achei que foi um público muito bom até pelo fato de ser a primeira experiência de seminário e um tema já um pouco complexo, talvez se fosse um tema com maior feedback, maior interação com a juventude, que fosse mais da pauta do dia a dia deles, embora esse também o seja mas não é muito abordado, não é muito verbalizado, talvez o publico fosse maior, mas mesmo assim me surpreendeu a quantidade de participantes.
Lorena Mendonça: Além do tema estudado nesse 1° Seminário, quais outros temas o senhor considera interessante para serem abordados nos próximos seminários?
Pr. Enoque: Pois é, eu tenho ministrado alguns seminários por esse país a fora, por exemplo, um deles é ”O Jovem Cristão e os Desafios do Mercado de Trabalho”, como se preparar enquanto jovem cristão para enfrentar a demanda do trabalho aí fora. Temos outro, por exemplo, O Jovem de Deus no Mundo Sem Deus, ministrado pelo Pr. Alan. Seminários voltados, por exemplo, à arte de construir um casamento ideal a partir do namoro e do noivado nesse a gente trata dessas questões de relações interpessoais, os cuidados que deve ter, o dialogo, a comunicação aberta e franca no sentido de resolver possíveis eventos posteriores que poderão surgir no casamento já no período do namoro e do conhecimento social entre os futuros cônjuges como forma de dirimir e evitar problemas posteriores.
Lorena Mendonça: Na opinião do senhor o que falta nos trabalhos de jovens atualmente, nas igrejas em geral?
Pr. Enoque: No geral, eu percebo o que mais falta é formação e informação específica. Porque, veja bem, é verdade que os nossos jovens tem o seu espaço de participação na igreja com seu culto, com sua apresentação de louvor e tudo mais, contudo falta um direcionamento no sentido de que nós abordemos temas que sejam atuais, por exemplo, o jovem está lá na faculdade digamos que esteja sendo debatida a questão da Pena de Morte, a qualificação para o emprego ou uma demanda maior, uma busca maior pra definir a área profissional que o jovem cristão quer ter. Eu acho que nós crentes precisamos, sobretudo nesta área, tirar a ideia de que o ministério cristão só pode ser exercido atrás da tribuna ou do púlpito, atrás de um microfone. Temos que fazer a juventude entender que desde que ele seja cristão, qualquer atividade que ele exerça seja como professor, pedagogo, administrador, advogado, esta atividade é ministério dele, para que a gente consiga formar pessoas que se insiram na sociedade com a capacidade de criar opinião pública, mudar a opinião pública. Por exemplo, um jornalista que fosse extremamente qualificado, devidamente preparado para estar hoje, por exemplo, no lugar do Cid Moreira numa Rede Globo, numa Record para fazer o jornalismo a partir de uma cosmovisão e perspectiva que seja cristã para confrontar, para debater, para se tornar um âncora de um bom jornal, um âncora de um debate. Eu acho que é o que falta em nosso meio, direcionamento, pois é essa demanda que ele encontra aí fora.
Lorena Mendonça: Para concluir, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para os leitores do nosso blog, pra UMADAC.
Pr. Enoque: Bom, eu quero deixar aqui um abraço afetuoso, uma saudação calorosa a todos os leitores do Blog da UMADAC, a toda a juventude da igreja do Senhor Jesus em Araguari e a todos quanto vir à web, tiver contato e acessarem o Blog. No sentido de que valorizem esse momento de suas vidas, a juventude é um momento que passa rápido, um grande potencial que a gente precisa tê-lo à mão e aproveitá-lo para construir um futuro de sucesso, de realizações de alegria e não jogar fora o tempo que Deus dá, as oportunidades que vem à mão fazer. Por exemplo, nós somos hoje uma sociedade, um país, uma nação que está se escolarizando a cada vez mais e a juventude cristã não pode ficar pra trás. O moço, a moça tem que buscar envidar todos os esforços no sentido de também inserir-se nessa demanda como bom profissional de qualquer área a fim de que como cristão ele faça a diferença. Essa é a minha mensagem, é o momento. A juventude é uma dádiva extraordinária de Deus, é o momento de a gente crescer no Senhor e, é aqui que a gente assenta as bases para o futuro, o casamento, a profissão, e é abençoado no amanhã. Então essa é a minha mensagem, deixo aqui meu abraço a todos.
Entrevista concedida à Lorena Mendonça, analista de mídia social da UMADAC, pelo Pr. Enoque Vieira Silva, palestrante do 1° Seminário da UMADAC, no
Nenhum comentário:
Postar um comentário