Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Lembrar


Eu gosto muito de Jeremias, o profeta chorão. E esses dias eu tenho lembrado de uns versículos que ele escreveu e eu precisava tirar as teias de aranha do meu espacinho aqui e falar disso. Deus me incomodou com essa mensagem em um momento onde os pensamentos saem voando e a ansiedade começa a bater na porta do coração (de novo!).
Se você ler o capítulo 3 de Lamentações você verá o profeta em dois momentos.
No primeiro momento ele lembra de todas as coisas que a ira de Deus trouxe sobre o povo de Israel. Jeremias chora no lugar do povo de Deus, porque o pecado daquele povo trouxe grande sofrimento, o povo estava precisando voltar-se a Deus e arrepender de seu comportamento. Eu tento imaginar o sofrimento de Jeremias no momento que ele diz essas palavras, porque era a carga do pecado de todo o povo que ele representa ali naquele lamento. Pensa a ansiedade que o profeta tinha em seu coração?
"Recordo-me da minha aflição e do meu delírio, do meu profundo sofrimento e do meu enorme pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim."
Lamentações 3.19 e 20
No segundo momento o profeta diz:
"Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança: a bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se plenamente a cada manhã!"
Lamentações 3.21 e 22
E foi aqui que eu parei. Foram nesses versículos que aprendi algo com Jeremias. Ele estava num momento de grande aflição, a ansiedade em seu coração era tanta que ele dizia que Deus lhe havia feito passar pelas trevas (v. 3), dizia que Deus não lhe ouvia mais mesmo quando ele gritava por socorro (v. 8), dizia que Deus havia tirado a paz dele (v. 17)... mas no meio disso tudo ele diz algo que me chamou a atenção: "quero lembrar".
Lembrar significa trazer à memória; recordar; guardar ou ter na lembrança; recordar(-se).
Interessante que às vezes nós lemos esse capítulo e é lindo mas a gente não medita profundamente no que Jeremias falou.
Em meio a um turbilhão de ansiedade em enfrentar um futuro terrível Jeremias diz que precisava recordar do que lhe trazia esperança. E sabe o eu imagino que trazia esperança a Jeremias? A abertura do mar vermelho, a providência do maná no meio do deserto, lembrar que Ele parou o sol uma vez...
Jeremias diz que precisava se lembrar das coisas que lhe davam esperança. Não vou colocar aqui palavras difíceis mas fui procurar saber o que significava esperança no original da palavra e no contexto de Jeremias e basicamente essa esperança que ele diz era reconhecer que seus anseios, expectativas nunca seriam respondidos ou saciados por méritos meramente humanos mas apenas se esses anseios fossem colocados diante de Deus é que ele teria um alívio.
Quantas vezes nós passamos por situações nas nossas vidas em que a ansiedade, o medo, a aflição nos traz grande temor em pensar no que há de vir pela frente no nosso caminho. Somos humanos e logicamente estamos limitados à nossa visão humana.
O que Jeremias nos ensina é puxar na nossa memória os fatos que nos dão esperança do cuidado de Deus pelas nossas vidas.
"Grande é a tua fidelidade!"
Lamentações 3.23
E, principalmente, ele nos ensina a lembrar do amor Dele que é infalível.
"pois imenso é o seu amor infalível."
Lamentações 3.32
Da próxima vez em que você ficar limitado por seus olhos humanos, quando você se deparar com escolhas que fez e com a colheita do que plantou (como Israel) lembre-se dos momentos em que a ajuda veio do Céu. Lembre-se dos livramentos que Ele já te deu. Recorde na sua memória dos momentos da sua vida em que você se viu num beco sem saída e uma porta se abriu do "nada".
Recorde-se dEle! O Deus da grande fidelidade, o Amor Infalível.
O Pai do qual podemos (devemos!) LEMBRAR.
Por Lorena Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário